A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) apresentou nesta terça-feira, 28 de novembro, o calendário de implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) nas 31 Regiões Administrativas. O lançamento do cronograma de implementação, realizado no auditório do Estádio Mané Garrincha, reuniu administradores regionais e servidores desses órgãos, que receberam as primeiras instruções sobre o uso da ferramenta.
Na abertura do evento, a coordenadora de implantação do Sistema Eletrônico de Informação nas unidades do governo, Riane Torres, reforçou a necessidade de engajamento e participação dos administradores na execução do projeto. Ela destacou ainda a importância do sistema para a otimização das rotinas de processo e trabalho nas regionais.
“No caso das Regiões Administrativas, o sistema trará, além da facilidade no envio de documentos físicos para outros locais – eliminando o risco de perdas e extravio na circulação dos documentos –, economia com transporte, tempo e recursos materiais, o que vai facilitar o dia a dia de todos vocês, servidores das regionais”, avaliou.
Durante a cerimônia, os secretarios de planejamento e cidades, Leany Lemos e Marcos Dantas, assinaram, remotamente, a portaria conjunta que institui a utilização do sistema nas RAs.
O primeiro bloco de regiões administrativas a receberem o sistema serão as de Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Taguatinga, Lago Norte, Varjão e Brazlândia, que começarão a gerar documentos e processos no SEI a partir de fevereiro do próximo ano. A programação segue com as outras regiões até junho, quando o processo de implantação deverá ser concluído.
Todo o projeto contará com o apoio e a participação direta da Seplag e da Secretaria de Cidades (Secid) no treinamento dos servidores para a utilização da ferramenta e contínua adequação do SEI nas regionais, que irão atuar em conjunto com a Coordenação de Documentação, Informação e Conhecimento (CDOC) e o Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF) na padronização dos processos de negócios das RAs, sensibilização e formação da Rede de protocolos.
A expectativa é que, até junho de 2018, todos os 90 órgãos do governo de Brasília estejam 100% inseridos no sistema, com servidores capacitados para editar, assinar, tramitar e arquivar documentos e processos, digitalmente.
Hoje, mais de 2,2 milhões de documentos foram gerados no Sistema Eletrônico de Informação por órgãos do governo de Brasília. Até o fim de 2017, o SEI estará em 40 órgãos.
As funcionalidades do SEI permitem ao usuário produzir, assinar, editar, tramitar e armazenar documentos de forma eletrônica. O conteúdo desses arquivos pode ser acessado de forma simultânea por órgãos públicos e usuários devidamente cadastrados – por meio de acesso externo –, ainda que fora do Distrito Federal. O acesso às informações em tempo real otimiza o fluxo documental, a produtividade e a agilidade na tomada de decisão, além de dar transparência aos procedimentos.
Fonte: Intranet da Seplag-DF